Banner de Aniversário

Geral

Resumo da Semana: Aulas presenciais na UFPI, varíola dos macacos no Piauí e ministra da Mulher em Teresina

Doutor Pessoa confirma outra reforma administrativa e Silvio Mendes lidera a pesquisa do Amostragem

Publicado por: Lilian Oliveira 26/06/2022, 14:05

A Teresina FM traz os principais acontecimentos da semana, que contou com o retorno presencial dos alunos na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o aumento de casos de dengue e chikungunya no Piauí e visita da ministra Cristiane Britto (Republicanos), titular da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, a Teresina nesta sexta-feira (24). Confira os destaques:

Atividades presenciais da UFPI retornam nesta segunda (20) após dois anos de ensino remoto

Pórtico da Universidade Federal na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação/UFPI)

As atividades presenciais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) retornam a partir desta segunda-feira (20). A retomada foi autorizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da instituição devido à diminuição das taxas de infecção por Covid-19 e a publicação de normativas estaduais que permitem a flexibilização das medidas de segurança.

Em reunião realizada pelo Comitê Gestor de Crise (CGC) na última quarta-feira (15), o uso obrigatório de máscaras será a principal medida de segurança a serem adotadas contra o novo coronavírus, além da apresentação do comprovante vacinal atualizado e da observação da higiene pessoal por toda a comunidade acadêmica.

Leia a matéria completa:

Atividades presenciais da UFPI retornam nesta segunda (20) após dois anos de ensino remoto

Piauí apresenta novo aumento de casos de dengue e chikungunya

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da doenças (Foto: Reprodução

O Piauí apresentou um aumento de 734,8% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado, segundo novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com a pasta, o estado registrou uma redução de 15,4% de novos casos de zika e um aumento de 5.605,4% dos casos de chikungunya. Os dados são referentes à 24ª semana epidemiológica do ano.

Leia a matéria completa:

Piauí apresenta novo aumento de casos de dengue e chikungunya

Prefeito vai realizar nova reforma administrativa

Doutor Pessoa, prefeito de Teresina (Foto: Divulgação/PMT)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), mal finalizou uma reforma administrativa, e já fala em outra. A informação foi confirmada pelo gestor, em entrevista à imprensa local, neste final de semana.

Há uma enorme expectativa, pelo menos por parte de alguns vereadores, acerca da Secretaria de Governo. A pasta é comandada por André Lopes (genro do prefeito), que não vem agradando integrantes da base no parlamento teresinense.

Leia a matéria completa:

Doutor Pessoa confirma outra reforma administrativa e pode criar nova coordenadoria

Amostragem: Silvio Mendes lidera a disputa ao governo do Piauí

Silvio Mendes aparece à frente de Rafael Fonteles em pesquisa eleitoral (Foto: Divulgação)

Uma nova pesquisa para o Governo do Estado mostra que Silvio Mendes (União Brasil) segue na liderança. No mesmo levantamento, Wellington Dias (PT) também se mantém a frente de Joel Rodrigues (PP). Foram realizadas 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí entre os dias 16 e 20 de junho.

Silvio Mendes tem 31,80% contra 27,95% de Rafael Fonteles (PT) na pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia a matéria completa: 

Amostragem: Silvio Mendes lidera a disputa ao governo do Piauí 

PF prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro 

Foto: Divulgação/GOV

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (22) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC.

A TV Globo apurou que os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também são alvos da operação deflagrada pela PF nesta quarta. Eles são investigados por atuar informalmente junto a prefeitos para a liberação de recursos do Ministério da Educação.

Leia a matéria completa:

PF prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro 

Piauí investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Varíola dos macacos: cientistas alertaram para risco global em 2018 (Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC)

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) está investigando um caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) no Piauí. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23 de junho, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi)

A paciente teve contato com pessoas que residem em outro estado e desenvolveu alguns sintomas da doença: febre, bolhas, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Leia a matéria completa: 

Cievs investiga caso suspeito de varíola dos macacos no Piauí

Ministra dos Direitos Humanos afirma que “75% da população” é contrária ao aborto

Cristiane Britto, ministra dos Direitos Humanos (Foto: Diego Gurgel/Secom-AC)

A ministra Cristiane Britto (Republicanos), titular da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, visita Teresina nesta sexta-feira (24) ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro. As duas cumprem agendas com o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos).

Quanto ao debate sobre a ampliação do direito à interrupção da gravidez, hoje permitida pela lei somente em casos de estupro, risco à vida da mulher ou anencefalia do feto, Cristiane afirmou que a discussão do tema cabe ao Congresso Nacional.

“O que posso dizer, no entanto, é que quase 75% da população brasileira se posiciona de forma contrária ao aborto”, finalizou a gestora.

Leia a matéria completa:

Em visita a Teresina, ministra dos Direitos Humanos afirma que “75% da população” é contrária ao aborto

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM