Banner de Aniversário

Geral

Mestre Dezinho é declarado patrono da Arte Santeira do Piauí

O artesão inaugurou uma arte santeira com estilo próprio que influencia outros artistas piauienses

Publicado por: Lilian Oliveira 01/07/2022, 16:57

A governadora Regina Sousa (PT) sancionou lei que declara o artesão José Alves de Oliveira, conhecido como Mestre Dezinho, patrono da Arte Santeira no Piauí. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de junho, é de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).

Mestre Dezinho nasceu no dia 2 de março de 1916 em Valença do Piauí. Já em Teresina, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, acabou se tornando um registro histórico do nascimento artístico do Mestre.

Mestre Dezinho e suas obras (Foto: Reprodução/Gov-PI)

As obras do Mestre Dezinho são talhadas normalmente em cedro, obedecendo muitas vezes ao tamanho natural. Nas roupas dos santos, referências da cultura piauiense, como cajus, folhagens e flores típicas da região. 

Suas obras estão espalhadas pelo mundo, tendo feito exposições em vários países como: México, Itália, Israel, França, Estados Unidos, dentre outros.

Mestre Dezinho faleceu aos 74 anos, em fevereiro de 2000, em Teresina. A Central de Artesanato Mestre Dezinho, instalada em frente à Praça Pedro II, leva seu nome em homenagem ao artesão.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM