Na solenidade, a desembargadora Basiliça Alves da Silva tomou posse como vice-presidente e corregedora
O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) realizou, nesta quarta-feira (11), a solenidade de posse de seus novos dirigentes para o biênio 2025/2026. O desembargador Téssio da Silva Tôrres assumiu a Presidência do TRT-22, enquanto a desembargadora Basiliça Alves da Silva tomou posse como vice-presidente e corregedora. Ambos foram eleitos no último mês de novembro, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno.
O evento, que reuniu magistrados, políticos, advogados, servidores do Tribunal e familiares dos empossados, ocorreu no Auditório Serra da Capivara e simbolizou o início de um novo ciclo de gestão na Justiça do Trabalho piauiense.
O desembargador Téssio Tôrres assume a Presidência do TRT-22 para o biênio 2025/2026 (Foto: Reprodução)
Téssio da Silva Tôrres é desembargador do TRT-22 desde julho de 2022, ocupando a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. Em seu discurso, o magistrado agradeceu aos colegas de tribunal, aos servidores, à família e aos amigos, destacando seus planos para o biênio. “Pretendemos avançar significativamente nos próximos dois anos. Com um tribunal de renome estabelecido, nosso foco será inovar através da tecnologia e inteligência artificial. Isso permitirá ampliar o acesso dos jurisdicionados ao Poder Judiciário Trabalhista”, afirmou o novo presidente.
Nova vice-presidente e corregedora, Basiliça Alves da Silva assumiu como desembargadora em abril de 2023, promovida pelo critério de antiguidade. “É uma grande responsabilidade, mas sinto-me honrada em ocupar este cargo. Espero corresponder às expectativas, fazendo jus ao trabalho dos meus antecessores. Com 30 anos de experiência, acredito que isso me ajudará a desempenhar bem minhas novas funções”, comentou Basiliça.
Despedindo-se do cargo de presidente, o desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha fez um balanço de sua gestão à frente do Tribunal, destacando as realizações do período. “Consegui realizar várias iniciativas às quais me propus e tive a sorte de escolher muito bem a equipe que trabalhou na gestão. Entre nossas muitas ações, modernizamos normativos, estruturamos o quadro de pessoal e investimos na saúde e bem-estar dos magistrados e servidores. Acredito que tivemos uma gestão bem-sucedida”, elencou. A partir de 2025, o magistrado assumirá a direção da Escola Judicial (Ejud-22).
Além dos desembargadores do TRT-22, fizeram parte do dispositivo de honra da cerimônia: o governador Rafael Fonteles; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Natália e Silva Azevedo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins; o presidente da OAB – Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto; e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, entre outras autoridades.