22/01/2025

Geral

Pais de crianças autistas protestam contra suspensão de atendimentos em clínica pela Humana Saúde

O grupo destaca que grande parte dessas crianças autistas é de alto suporte

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 07/01/2025, 10:35

Um grupo de pais de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma manifestação contra a Humana Saúde devido à suspensão do atendimento de cerca de 100 crianças que recebiam atendimento em uma clínica na zona leste de Teresina.

De acordo com os pais, as famílias foram informadas por e-mail, no dia 30 de dezembro, que os atendimentos continuariam até 19 de janeiro, quando seriam redirecionados para um centro próprio da operadora. No entanto, as vagas oferecidas eram insuficientes para a demanda.

Foto: Reprodução

O grupo destaca que grande parte dessas crianças autistas é de alto suporte (nível 3), com deficiência intelectual e outras comorbidades. Elas dependem de terapias específicas, como integração sensorial e terapia alimentar, para realizar atividades cotidianas como comer, beber água e adquirir habilidades que outras crianças desenvolvem naturalmente. Essas crianças eram atendidas na clínica desde 2022.

Os pais afirmam, ainda, que o convênio justifica a medida como uma forma de cortar gastos. No entanto, os manifestantes defendem que as crianças já vinculadas ao atendimento devem ser mantidas, e que novos pacientes sejam direcionados aos centros, evitando assim prejuízos à sustentabilidade da parceria entre a operadora e a clínica.

Além disso, conforme as reivindicações, há famílias que não foram notificadas e, por isso, ficariam limitadas a um atendimento de apenas seis sessões mensais, sendo que a maioria dessas crianças realiza, em média, seis sessões semanais.

Humana Saúde se posiciona, confira nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Humana Saúde informa que em momento algum houve qualquer descontinuidade no tratamento dos seus beneficiários.

O que a Humana Saúde vem realizando é uma reestruturação em sua rede credenciada e expansão de sua rede própria, visando ofertar o cuidado e tratamento adequados.

As clínicas da operadora (Centros Integrados Neurodesenvolvimento)já contam com mais de 1.300 crianças em atendimento especializado de alta qualidade e oferecem uma estrutura moderna, confortável e com profissionais qualificados nas especialidades ABA e outras que são específicas.

A Humana Saúde esclarece ainda que possui vagas suficientes para o atendimento nessas terapias e se coloca à disposição dos beneficiários para que seja plenamente garantida a sua assistência.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM