Moradores pediram ajuda à Teresina FM para resolver o problema
O casal Jane Teixeira e Valdomiro Rodrigues, residentes na Quadra 24 do bairro Planalto Uruguai, zona leste de Teresina, passou quase 48 horas sem energia elétrica em casa.
O problema teve início por volta das 14h do último domingo (5) e persistiu até a tarde da terça-feira (7), quando os moradores procuraram a Teresina FM para pedir ajuda.
Após várias tentativas de contato com a Equatorial Energia Piauí, que é a concessionária responsável pelo serviço no estado, a resposta era sempre a mesma, de que uma equipe estaria a caminho, mas nunca chegava.
“A gente começou a ligar para a Equatorial por volta das 16h, foi o primeiro chamado que nós fizemos, disseram que vão fazer a abertura da reclamação e que vão direcionar para a equipe mais próxima para poder fazer a manutenção e o retorno da energia. Isso no domingo, por volta das 16h07. Quando foi na noite do domingo, a gente ligou novamente e disseram que iam tentar colocar em urgência, mas também sem nenhum retorno. Quando foi na segunda pela manhã foi a mesma coisa. Na segunda à tarde a gente ligou para a Ouvidoria, pegamos o primeiro protocolo que foi passado, passamos para a Ouvidoria. A Ouvidoria disse que ia buscar informações dentro da Equatorial de como estava esse processo e aguardamos. Ontem à tarde ligamos novamente no 0800 da Equatorial e foi o mesmo discurso ‘vamos fazer o chamado’ e não tem o que fazer, é sentar, esperar e acabou. A gente pede algum posicionamento e não tem nenhum”, relatou Valdomiro Rodrigues.
Prejuízos
Enquanto aguardava uma resposta, o casal teve que lidar com os transtornos do calor e com os prejuízos causados pela falta de luz em sua casa, tendo que jogar no lixo comidas que dependiam de resfriamento.
“Os alimentos que tinham vencimento mais rápido, leite, iogurte, essas coisas, a gente teve que descartar porque descongelaram, aí tiramos da geladeira. E as outras coisas a gente colocou num isopor com gelo para tentar manter e ver se aguentam porque já são dois dias sem energia e talvez tenhamos que descartar outros alimentos, carne, frutas, essas coisas”, lamentou o empreendedor.
A situação só foi resolvida cerca de uma hora depois que o casal participou ao vivo do programa Jornal da Teresina 2ª edição, da Teresina FM, na tarde de terça-feira (7).
O caso de Jane e Valdomiro não é isolado. Depois da chuva que caiu sob a capital na noite de sexta-feira (3), boa parte dos teresinenses passou sufoco, enfrentando 24 horas sem energia elétrica. Ao todo, cerca de 60 mil casas ficaram no escuro, conforme informado pela própria concessionária.
Resposta da Equatorial Piauí
Em nota, a Equatorial Piauí informou que os problemas foram causados pelos impactos da chuva e que o serviço seria regularizado na cidade até o fim de sábado (4). Para o azar de Jane e Valdomiro, a queda de energia em seu lar aconteceu depois que o temporal já tinha passado.
Ainda assim, procurada pela nossa equipe, a assessoria da concessionária justificou que a demora dos atendimentos nesta semana é resultado da gravidade das demandas devido à queda de árvores e objetos lançados na fiação pela ventania.
A Equatorial disse ainda que aumentou em três vezes a força de trabalho para atuar de maneira emergencial, dando prioridade às localidades com postes quebrados, cabos e outros componentes danificados.
Confira a nota:
A Equatorial Piauí informa que as chuvas que atingiram Teresina na última sexta-feira (03), acompanhadas de fortes ventos e descargas atmosféricas, causaram graves danos à rede elétrica, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões da capital. Grande parte das ocorrências tiveram como causa a queda de árvores e objetos lançados pela ventania sobre a rede elétrica, como placas e telhados de metal.
A Distribuidora informa ainda que aumentou em 03 (três) vezes a força de trabalho dedicada ao atendimento das ocorrências. Devido a gravidade dos danos causados em alguns casos, como postes quebrados, cabos e outros componentes danificados, o tempo de atendimento foi maior em algumas áreas, pela necessidade do uso de estrutura/equipes especiais para a execução de atividades mais complexas. As equipes que realizam serviços comerciais (ligação nova, inspeção, corte e religação) e executam obras, também foram direcionadas ao atendimento emergencial para contorno da contingência.
A concessionária informa que tem definido um plano operacional específico para o período chuvoso e tem parcerias firmadas com órgãos especializados em previsão do tempo com a finalidade de antecipar ações preventivas e mitigar os impactos de eventos climáticos severos. Planos anuais de manutenção preventiva e de investimentos para aumentar a eficiência do sistema elétrico e garantir a continuidade e confiabilidade do fornecimento, são executados continuamente.
Por fim, a Distribuidora também reforça que, para demandas de falta de energia, oscilações e outros serviços, é importante que os clientes enviem o número da Conta Contrato. Esse código está impresso no canto superior direito da conta de luz, na área laranja. Com ele, a Distribuidora consegue verificar as informações de forma mais precisa, garantindo um atendimento mais eficiente para a emissora e sua audiência.
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