Segundo o gerente, as quedas de energia são causadas, em parte, pela proximidade da vegetação com a rede elétrica
Em entrevista ao Jornal da Teresina Segunda Edição, nesta terça-feira (14), Mateus Melo, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, falou sobre reclamações frequentes de oscilações de energia e fios soltos em diversas áreas de Teresina. Ele explicou que os problemas se intensificam em períodos de chuva e ventos fortes.
Segundo o gerente, as quedas de energia são causadas, em parte, pela proximidade da vegetação com a rede elétrica. Ele destacou que a Equatorial realiza podas e manutenções regulares para minimizar os impactos.
“Naturalmente, nossa cidade, Teresina, e o nosso estado como todo Piauí, ele acaba tendo uma característica bem peculiar, que é a quantidade de vegetação. Temos ainda um volume expressivo, que bom que temos, de vegetação no nosso território, mas parte dele tá associado à vegetação ainda sobre a nossa rede de energia”, afirmou.
Foto: Divulgação
A questão dos fios soltos também foi abordada. A maior parte é de empresas de telefonia e internet, que frequentemente abandonam os cabos sem uso. A Equatorial notifica os responsáveis e realiza a retirada gradual desses materiais, mas enfrenta desafios com redes clandestinas instaladas sem autorização, que oferecem riscos à segurança.
Ele lembrou ainda que os postes pertencem à Equatorial, mas são compartilhados com as operadoras de telecomunicação. Problemas como fios baixos, abandonados ou em excesso exigem ações conjuntas para evitar acidentes, como caminhões que engancham cabos.
A empresa reforçou que mantém ações constantes para retirar redes irregulares e melhorar o fornecimento de energia, mas destacou que o apoio das empresas de telecomunicação e da população é fundamental para reduzir os impactos.
Entenda
Desde 2018, quando assumiu as operações no Piauí, a Equatorial Energia tem enfrentado críticas em relação à qualidade do serviço prestado. Em Teresina, as principais reclamações envolvem a constante oscilação de energia, fios soltos espalhados pela cidade e o emaranhado de cabos nos postes.
Outro problema que preocupa a população é a recorrente queda de energia durante o período chuvoso, agravada pela demora no atendimento das equipes para solucionar as ocorrências.