18/06/2025

Geral

Piauí recebe mais de 10 mil testes rápidos para dengue

A remessa, enviada, pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo reforçar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com dificuldade de acesso a serviços laboratoriais

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 30/01/2025, 13:50

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) recebeu, nesta quarta-feira (29), 10.475 testes rápidos para diagnóstico da dengue, enviados pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reforçar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas com difícil acesso a serviços laboratoriais.

Foto: Divulgação/Sesapi

Em 2024, o Piauí registrou mais de 15 mil casos notificados e 10 mil confirmados. Os testes serão distribuídos às regionais de saúde dos municípios prioritários, conforme critérios da Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, que identificou 66 cidades de alto risco.

Os testes rápidos não fecham diagnóstico definitivo, sendo necessário o envio de amostras para contraprova no Lacen. Segundo a coordenadora Amélia Costa, essa nova ferramenta reforça as estratégias de combate à dengue, complementando o controle do vetor e a vacinação.

Atualmente, o SUS oferece testes de biologia molecular e sorológico, realizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com a chegada dos testes rápidos, a população terá acesso mais ágil ao diagnóstico, já que eles serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a gestão municipal.

 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM