Mais de 70 cidades do Piauí estão sob alerta para chuvas intensas
Teresina enfrenta atualmente 54 pontos de alagamento, sendo que com apenas 100 milímetros de chuva, esses pontos já entram em alerta. Recentemente, a cidade registrou 36 mm de precipitação, o que causou alagamentos e complicações no trânsito. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do seu serviço de monitoramento, informou que o Inmet emitiu alerta para chuvas fortes e ventos intensos nas regiões Centro e Norte do Piauí, com previsão de mais de 150 mm de chuva nos próximos sete dias.
Foto: Reprodução
Para ilustrar a gravidade da situação, a chuva que causou a calamidade em Picos, alagando a cidade, foi de 134 mm. Além dos alagamentos urbanos, outro grande impacto das chuvas está sendo sentido na agricultura, especialmente na agricultura familiar. O fenômeno da “seca verde” está afetando as lavouras: embora a vegetação esteja verde e florida, as colheitas não se desenvolveram, e a safra está comprometida.
Essa falta de produção agrava ainda mais a crise econômica local, com impactos diretos no preço dos alimentos. Sem uma colheita suficiente, os custos de produção aumentam, e isso se reflete no bolso do consumidor. Com a previsão de chuvas intensas para os próximos dias, a situação, que já é preocupante, pode piorar ainda mais.
Alerta de Chuvas
Mais de 70 cidades do Piauí estão sob alerta para chuvas intensas, conforme aviso emitido na manhã desta segunda-feira (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A lista completa dos municípios afetados está disponível ao final da reportagem.
De acordo com a previsão do Inmet, a expectativa é de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades variando de 40 a 60 km/h. O alerta é válido até a manhã desta terça-feira (18), podendo ser estendido, caso necessário.
Matéria de Luciano Coelho e Lilian Oliveira