A mudança busca prevenir problemas como burnout, ansiedade e esgotamento profissional
A partir de 26 de maio de 2025, empresas brasileiras deverão incluir a avaliação de riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A atualização da Norma Regulamentadora nº 1 exige que fatores como estresse, assédio e carga mental sejam considerados na proteção dos trabalhadores.
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A mudança busca prevenir problemas como burnout, ansiedade e esgotamento profissional, comuns em diferentes setores. Na indústria, por exemplo, são frequentes lesões musculoesqueléticas, enquanto no setor corporativo o estresse e a má ergonomia impactam a saúde dos funcionários.
Em entrevista ao Jornal da Teresina, edição desta quarta-feira (02), o médico do trabalho Saulo Cerqueira destacou a importância da regulamentação:
“Investir na saúde dos colaboradores não é apenas um custo ou exigência legal, mas um investimento estratégico que aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo e fortalece a resiliência organizacional.”
Além do cumprimento das normas, a regulamentação incentiva políticas de bem-estar e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, promovendo um ambiente corporativo mais saudável e produtivo.