Engenheiro Fernando Rodrigues orienta sobre cuidados no uso do equipamento em comércios e residências
Fritadeira elétrica causa incêndios em Teresina e especialista alerta para riscos em instalações elétricas Engenheiro Fernando Rodrigues orienta sobre cuidados no uso do equipamento em comércios e residências Dois incêndios registrados em Teresina nos últimos dias chamaram a atenção para os perigos do uso inadequado de fritadeiras elétricas.
Foto: divulgação CBM-PI
No sábado (12), uma hamburgueria localizada na zona Leste da capital foi completamente destruída após as chamas se alastrarem rapidamente pelo local. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos, mas os prejuízos materiais foram totais: refrigeradores, notebooks, máquinas de cartão, fogão industrial, carnes e bebidas foram consumidos pelo fogo.
No domingo (13), foi a vez de um supermercado no conjunto São Joaquim, zona Norte de Teresina, ser atingido por um princípio de incêndio que começou no setor de lanchonete. A situação foi controlada a tempo, evitando maiores danos
Em entrevista ao Jornal da Teresina 2ª Edição, nesta segunda-feira (14), o engenheiro eletricista Fernando Rodrigues, especialista em eficiência energética, explicou que esses equipamentos exigem cuidados específicos quanto à instalação.
“Essas fritadeiras são de alta potência. Por isso, precisam de tomadas exclusivas e fiação adequada. Ligar em extensões, benjamins ou réguas de energia é extremamente arriscado”, alertou. Fernando também destacou a importância de uma estrutura elétrica planejada. “Não basta só ter uma tomada. É fundamental que toda a rede elétrica, desde os fios até o disjuntor, seja dimensionada para suportar esse tipo de carga. Em ambientes comerciais, é ainda mais crítico, já que há vários aparelhos funcionando ao mesmo tempo”, afirmou.
O especialista reforça a necessidade de avaliações técnicas periódicas nas instalações e recomenda que comércios e residências contem com o suporte de profissionais qualificados para evitar acidentes.