Tribunal tem intensificado o acompanhamento simultâneo das administrações municipais
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, reforçou, em entrevista ao Jornal da Teresina – 2ª edição, nesta segunda-feira (12), a importância do envolvimento da sociedade no controle social das contas públicas.
Kennedy Barros -Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) (Foto: Divulgação /Teresina FM)
Segundo ele, é fundamental que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a aplicação dos recursos, contribuindo com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Ele destacou que, nos últimos dois anos, o Tribunal tem intensificado o acompanhamento simultâneo das administrações municipais, emitindo recomendações e adotando medidas para garantir a correta aplicação dos recursos.
Recentemente, o TCE-PI bloqueou as contas de várias prefeituras e câmaras municipais por falta de prestação de contas e não apresentação de documentos sobre receitas e despesas. A fiscalização tem se concentrado especialmente nas gestões que decretaram estado de emergência por conta da seca.
Em algumas delas, os auditores identificaram a realização de festas com contratação de atrações caras, mesmo com serviços essenciais em situação crítica. “Estamos acompanhando de perto a realidade de cada município. Os gestores que desrespeitarem a prioridade dos gastos públicos podem ser responsabilizados por isso”, afirmou.