A vacina contra a gripe é essencial para prevenir complicações graves, internações e óbitos
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza neste sábado (17) o “Dia D” de vacinação contra a gripe. Dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o posto do Teresina Shopping estarão abertos, das 8h às 17h (exceto o Teresina Shopping, que vai até as 20h), para imunizar o público-alvo da campanha, incluindo também jovens de 9 a 19 anos que ainda não tenham recebido a vacina contra o HPV.
Foto: Divulgação
Os postos de vacinação estarão localizados nas zonas Sul (Porto Alegre, Promorar, São Pedro), Norte (Cecy Fortes, Poti Velho, Parque Brasil), Sudeste (Carlos Alberto, Todos os Santos) e Leste (Santa Isabel, Vila Bandeirantes). Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identificação, CPF ou cartão do SUS, o cartão de vacina e, se aplicável, um comprovante de pertencimento a grupos prioritários, como trabalhadores da saúde.
A vacina contra a gripe é essencial para prevenir complicações graves, internações e óbitos, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus, evitando sobrecarga no SUS. Além disso, a FMS reforça a importância da imunização contra o HPV, destacando que, embora as mulheres sejam mais beneficiadas pela vacina, os homens também devem se vacinar para reduzir riscos de cânceres relacionados ao vírus, como os de pênis, ânus e orofaringe.
Emanuelle Dias, coordenadora de Vacinação da FMS, reforça: “Vacinar-se é um cuidado individual e coletivo, essencial para a saúde pública.”