A vacina é a medida mais essencial de prevenção
A vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer de colo do útero e outras doenças causadas pelo vírus. Ela protege contra os subtipos mais perigosos, como o 11, 16 e 18, associados a complicações graves.
Foto: Agência Gov | Via Ministério da Saúde
Em entrevista ao Jornal da Teresina 2ª Edição, nesta sexta-feira (16), o infectologista Dr. Nayro Ferreira explicou que a versão quadrivalente da vacina está disponível gratuitamente no SUS para adolescentes, pessoas com HIV, imunossuprimidos e usuários de PrEP.
Na rede privada, qualquer pessoa pode se vacinar, independentemente de estar dentro dos critérios estabelecidos pelo SUS. No entanto, o custo por dose pode ultrapassar os R$ 700, e são necessárias três aplicações para completar o esquema vacinal.
Ainda segundo ele, “fatores como estresse e baixa imunidade podem agravar lesões já existentes, mas não são capazes de causar infecção”. A vacina, portanto, é uma medida essencial de prevenção que deve ser incentivada, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.