15/07/2025

Geral

Sílvio Mendes conta que auditoria encontrou contratos superfaturados de gestões anteriores

Prefeito se reúne com presidente do TCE-PI e revela contratos com indícios de superfaturamento e serviços não prestados

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 19/05/2025, 13:29

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, para tratar do rombo bilionário identificado nas finanças do município. Em entrevista à imprensa, Mendes revelou que a atual gestão já encaminhou 3.574 processos com suspeitas de irregularidades para análise do órgão de controle.

Foto: Divulgação/Ascom

De acordo com o prefeito, foram detectados indícios de superfaturamento em contratos, especialmente na área de engenharia, além de serviços pagos e não realizados. O valor total da dívida identificada pela prefeitura é de R$ 3,067 bilhões.

“Vamos ser justos, essa dívida inteira não se refere apenas à gestão de Pessoa; há pendências mais antigas. Então, vamos colocar as coisas no lugar”, disse Mendes, em referência ao seu antecessor, Dr. Pessoa (PRD).

Questionado sobre a possibilidade de que parte da dívida tenha sido herdada ainda do ex-prefeito Firmino Filho, já falecido, Sílvio foi evasivo:
“Não sei detalhes, mas há outras ações. Vim pedir conselho ao presidente Kennedy, e isso está identificado como restos a pagar de várias naturezas.”

Sílvio Mendes também fez questão de lembrar que, ao deixar o cargo em sua primeira gestão, entregou a prefeitura sem dívidas:
“Na minha gestão, saí sem dívidas, sem tomar empréstimos, paguei os precatórios e deixei dinheiro no banco.”

O presidente do TCE, Kennedy Barros, garantiu que todos os processos estão sendo analisados com o devido rigor técnico e jurídico:
“O Tribunal já começou a mapear esses processos. É preciso respeitar o contraditório, a defesa e o devido processo legal. Não se pode chegar a nenhuma verdade sem ouvir as partes envolvidas.”

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM