Número recorde de 355 drones foi registrado em bombardeio realizado na madrugada desta segunda (26), um dia após maior ataque aéreo russo contra a Ucrânia no conflito, segundo afirmaram fontes militares ucranianas a agências de notícias
Um oficial ucraniano afirmou nesta segunda-feira (26) que a Rússia realizou o maior ataque de drones da guerra, que já dura mais de três anos, na madrugada de domingo para segunda. Este é o segundo dia seguido que a Rússia realiza bombardeios em larga escala contra a Ucrânia.
Bombeiros tentam apagar um incêndio após um ataque russo na região de Kiev em 25 de maio de 2025 (Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/AP)
Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, outros nove mísseis de cruzeiro Kh-101 foram utilizados no ataque norturno. Alguns civis ficaram feridos, segundo os relatos oficiais. Ainda não há relatos de mortes até a última atualização desta reportagem.
A utilização recorde de drones em um bombardeio ocorreu um dia após a Rússia ter realizado o maior ataque aéreo do conflito, quando outros 367 projéteis (69 mísseis e 298 drones) foram utilizados contra a Ucrânia. Diversas regiões foram atingidas, incluindo a capital Kiev, ao menos 12 morreram e dezenas ficaram feridos.
O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que os ataques aéreos na Ucrânia atingiram alvos militares e foram resposta a ataques ucranianos contra civis russos. A Rússia também acusou a Ucrânia de também ter realizado um ataque aéreo. As defesas aéreas derrubaram 220 drones ucranianos nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Defesa russo.
O ataque russo de sábado para domingo gerou uma reação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “Putin ficou louco”, afirmou o líder americano em publicação em sua rede social Truth Social. (Leia mais abaixo)
Os bombardeios russos, os quais autoridades ucranianas descreveram como um fim de semana de “terror”, ocorreram em meio a uma troca recorde de prisioneiros de guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ao todo, 1.000 prisioneiros de guerra foram trocados entre os dois países em três rodadas distintas entre sexta-feira e domingo.