Parlamentar afirma que viajou para tratamento médico e que pedirá afastamento do cargo
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil e se encontra na Europa, afirmando que viajou em busca de tratamento médico. Durante uma live, a parlamentar revelou que, além do tratamento, solicitará licença do seu mandato. “Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias, vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora vou pedir para que eu possa me afastar do cargo”, disse Zambelli.
Carla Zambelli (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
A defesa da deputada não informou o destino exato de sua viagem.
Em 18 de maio, Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão que condenou a deputada também declarou a perda automática do mandato, o que foi considerado pelos ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, a perda do mandato está sendo questionada, e parlamentares acreditam que a decisão final sobre o assunto cabe ao plenário da Câmara dos Deputados, e não à Mesa Diretora.
Embora Zambelli seja vista como um incômodo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ela continuará sendo acolhida pela bancada do PL na Câmara. O ex-presidente já havia afirmado que considera a deputada uma das principais responsáveis pela derrota nas urnas nas eleições de 2022.