Projeto visava homenagear artesãs que criam bonecas realistas usadas em terapias
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decidiu vetar integralmente o projeto de lei que propunha a criação do ‘Dia da Cegonha Reborn’. A data, escolhida para 4 de setembro, seria uma homenagem às artesãs que produzem as bonecas super-realistas, conhecidas como “reborn”, usadas em terapias e na recuperação de mulheres com depressão.
Imagem: Reprodução/X
Na manhã desta segunda-feira (2), Paes publicou em suas redes sociais uma foto do veto e comentou: “Com todo respeito aos interessados, mas não dá”.
O vereador Vitor Hugo (MDB), autor da proposta, justificou a criação da data como uma forma de prestar homenagem a mulheres que, através da arte de criar essas bonecas, encontraram um caminho de cura e superação. “São artesãs que criam bonecas realistas usadas em terapias. Muitas delas passaram por momentos difíceis, como depressão, luto, dores profundas, e encontraram nesse trabalho uma forma de cura e amor”, escreveu o vereador em suas redes sociais.
O projeto aprovado pela Câmara do Rio detalhava que as bonecas ‘reborn’ são feitas de maneira artesanal, utilizando técnicas para imitar características reais de bebês humanos, o que torna cada boneca uma obra única.