Comediante postou foto de um ‘kit cadeia’ após decisão por piadas discriminatórias. Sentença inclui indenização por danos morais coletivos.
O comediante Léo Lins utilizou as redes sociais para reagir com ironia à decisão judicial que o condenou a uma pena de mais de oito anos de prisão. Em uma postagem feita nesta segunda-feira (9), ele compartilhou a foto de um pacote com itens simbólicos, como um cigarro e uma algema, intitulado “kit cadeia”.
Imagem: Reprodução/Internet
Na legenda da imagem, o humorista de 42 anos escreveu: “Isso é rir da minha desgraça. Vou processar! (Aviso: ironia)”. A publicação ocorre dias após a Justiça Federal determinar a pena de oito anos e três meses de reclusão, além do pagamento de uma indenização por danos morais coletivos.
A condenação tem como base o conteúdo do show “Pertubador”, produzido em 2022. No espetáculo, que foi disponibilizado na internet, o humorista fez uma série de piadas consideradas ofensivas e discriminatórias contra diversos grupos sociais, incluindo negros, idosos, homossexuais, nordestinos e pessoas com deficiência.
O vídeo havia alcançado mais de três milhões de visualizações no YouTube antes de sua veiculação ser suspensa por ordem judicial em agosto de 2023. Segundo a Justiça Federal, a ampla disseminação do conteúdo e a “grande quantidade de grupos sociais atingidos” foram fatores considerados para agravar a pena aplicada ao comediante.