O indivíduo tem abordado estabelecimentos, especialmente restaurantes
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu um alerta à população de Teresina sobre a atuação de um golpista que se apresenta como “Dr. Augusto Correia”, falsamente identificado como chefe da Vigilância Sanitária municipal. O indivíduo tem abordado estabelecimentos, especialmente restaurantes, alegando realizar uma blitz sanitária para aplicar golpes.
As equipes da Vigilância Sanitária realizam fiscalizações devidamente identificadas, vestindo jaleco e crachá, e sempre utilizando veículo oficial (Foto: Ascom FMS)
A FMS esclareceu que essa abordagem é fraudulenta. As equipes da Vigilância Sanitária são sempre devidamente identificadas, utilizam jaleco e crachá oficial, além de se deslocarem exclusivamente em veículos da Prefeitura.
O órgão reforçou que nenhum pagamento deve ser feito diretamente aos fiscais, pois todas as taxas municipais são cobradas exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DATM), emitido pela Secretaria Municipal de Finanças ou pela própria Vigilância Sanitária.
A Vigilância é responsável por fiscalizar diversos tipos de estabelecimentos que prestam serviços à população, como clínicas médicas e odontológicas, hotéis, motéis, restaurantes e comércios de alimentos. As inspeções têm como objetivo garantir condições higiênico-sanitárias adequadas, conforme prevê a legislação. Em caso de irregularidades, o local pode ser notificado, autuado, interditado ou multado, dependendo da gravidade da infração.
Denúncias sobre ambientes inadequados, produtos vencidos, ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou outras irregularidades podem ser feitas pelos seguintes canais:
Telefone: (86) 3198-3878
E-mail: gevisa.fms@pmt.pi.gov.br
Presencialmente: Rua Firmino Pires, 3241 – Bairro São Pedro