13/07/2025

Geral

Israel ataca Irã e mata chefe da Guarda Revolucionária

Cientista nuclear também foi morto no ataque. Irã promete “destino amargo” para Israel, que declarou estado de emergência em seu território.

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 13/06/2025, 08:30

Israel realizou uma série de ataques de grande escala contra o Irã na madrugada desta sexta-feira (13), noite de quinta-feira no Brasil, elevando a tensão no Oriente Médio. Em resposta à própria ação e na expectativa de retaliações, o governo israelense declarou estado de emergência em todo o seu território.

Imagem: Reprodução

Segundo a mídia estatal iraniana, entre os mortos nos ataques estão duas figuras de alto escalão: Hossein Salami, chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), e o cientista Fereydoon Abbasi, ex-chefe da agência nuclear do país.

A morte de Salami é considerada um duro golpe para o regime de Teerã, visto que a Guarda Revolucionária é uma força estratégica com forte poder militar, político e econômico, além de possuir laços estreitos com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Após o ataque, Khamenei declarou que Israel “preparou para si mesmo um destino amargo, que certamente receberá”. Na mesma linha, o porta-voz das Forças Armadas do Irã, Abolfazl Shekarchi, afirmou que os Estados Unidos e Israel “pagarão um preço alto”, segundo informações da agência de notícias Reuters.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM