15/07/2025

Geral

Europa pressiona por diplomacia para conter tensão entre Irã e Israel

Líderes europeus cobram retomada das negociações nucleares e alertam para ameaça à segurança da região

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 15/06/2025, 12:45

Líderes da Alemanha, França e Reino Unido voltaram a pressionar o Irã a retomar as negociações sobre seu programa nuclear, diante da escalada de tensão no Oriente Médio com os recentes ataques entre Teerã e Israel.

Foto: Divulgação

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, afirmou que os três países estão prontos para iniciar conversas imediatas. “Estamos oferecendo ao Irã negociações diretas. Essa é uma condição essencial para pacificar o conflito”, declarou. Segundo ele, tanto Israel quanto Irã precisam demonstrar esforço real para interromper a violência nos próximos dias.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também pediu ao Irã que retorne às negociações e, mais cedo, o ministro francês Jean-Noel Barrot classificou o programa nuclear iraniano como uma ameaça direta à segurança de Israel e da Europa. “A diplomacia ainda é o melhor caminho para evitar uma escalada”, disse.

No Reino Unido, a ministra das Finanças, Rachel Reeves, afirmou que o envio de jatos britânicos ao Oriente Médio é uma medida de proteção às bases e tropas do país. Segundo ela, Londres pode apoiar Israel, se necessário.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump conversou por telefone com Vladimir Putin sobre os bombardeios. O presidente russo criticou a ofensiva militar de Israel e sugeriu soluções diplomáticas. Ambos concordaram sobre a gravidade do conflito e não descartaram o retorno às negociações nucleares.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM