Atualmente, os processos estão na fase de inquérito
Mais de 150 investigações sobre crimes eleitorais estão em andamento no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Os processos, que ainda se encontram na fase de produção de provas, são acompanhados pelos juízes de garantias, responsáveis por autorizar medidas como buscas e apreensões, interceptações telefônicas e prisões temporárias.
O prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (Foto: Reprodução/Amapi)
A Corregedoria do TRE-PI confirmou a existência dos processos criminais eleitorais em tramitação, que apuram desde casos de compra de votos até o financiamento de campanhas por facções criminosas. As investigações contam com a atuação integrada da polícia e do Ministério Público.
“As investigações avançam com o trabalho da polícia, do Ministério Público e do Judiciário atuando lado a lado. Concluída essa etapa, iniciamos a fase de instrução, que também está progredindo de forma satisfatória”, afirmou o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Atualmente, os processos estão na fase de inquérito, momento em que o Judiciário atua para garantir a legalidade das provas e autorizar eventuais medidas cautelares.