Decisão atinge Jean Carlos Ribeiro e o vice Vital Cirilo, acusados de abuso de poder econômico e compra de votos; nova eleição pode ser convocada
A juíza Carmelita de Oliveira, da zona eleitoral de Campo Alegre do Fidalgo (PI), determinou a cassação dos mandatos do prefeito Jean Carlos Ribeiro (PP) e do vice-prefeito Vital Cirilo de França, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2020.
Apesar de a decisão ainda caber recurso, a sentença determina a inelegibilidade de ambos por oito anos. Além disso, foi imposta multa de R$ 120 mil ao vice-prefeito.
Jean Carlos Ribeiro (PP) e do vice-prefeito Vital Cirilo de França (Foto: Reprodução)
A ação foi movida por Edmar Tiago Torres (MDB), candidato derrotado por uma diferença de apenas quatro votos. Jean Carlos venceu com 2.042 votos (50,05%), enquanto Edmar obteve 2.038 votos (49,95%).
O total de votos foi de 4.172, incluindo 14 brancos (0,34%) e 78 nulos (1,87%). Segundo a sentença, o vice-prefeito Vital Cirilo praticou atos com potencial de interferência direta no resultado das eleições.
Caso a decisão seja confirmada em instância superior, haverá recontagem dos votos e, sendo reconhecida a nulidade da eleição, será necessária a realização de pleito suplementar no município.
Matéria de Luciano Coelho e Lilian Oliveira