15/07/2025

Geral

‘Vamos ter que dar uma olhada nisso’, diz Trump sobre possibilidade de deportar Musk

Ameaça do presidente dos EUA é novo capítulo de ruptura com o bilionário sul-africano radicado nos EUA, dono da Tesla, X e SpaceX. Musk critica megapacote fiscal proposto por Trump, que está em tramitação no Congresso americano

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 01/07/2025, 14:57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (1º) que “teremos que dar uma olhada” se seu governo deportará o bilionário sul-africano Elon Musk, dono da Tesla, X e SpaceX e ex-aliado que rompeu com ele no final de maio.

O presidente eleito Donald Trump ouve Elon Musk enquanto chega para assistir ao lançamento de teste do mega foguete Starship da SpaceX, a partir da Starbase em Boca Chica, Texas, em 19 de novembro de 2024. (Foto: Imagem: Brandon Bell/Associated Press)

Ao ser questionado por uma repórter sobre se iria deportar Musk, Trump disse não saber. Não negou, mas tampouco descartou a possibilidade.

“Não sei [se vai deportar Musk], acho que vamos ter que dar uma olhada nisso. Talvez a gente tenha que colocar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) em cima do Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e comer o Elon. Não seria terrível?”, afirmou o presidente americano.

 

Musk emigrou para o Canadá na juventude, radicando-se nos EUA após cursar a faculdade.

A fala de Trump remete a um post nas redes sociais feito por ele fez durante a madrugada, em que insinuou que o DOGE deveria analisar os incentivos federais recebidos pelas empresas de Musk. Segundo Trump, “os EUA economizariam uma fortuna”.

O republicano deu a declaração sobre uma possível deportação poucas horas após o bilionário sugerir que criaria um novo partido político nos EUA, chamado “Partido da América”, caso o Congresso aprove um megapacote fiscal proposto por Trump.

Segundo Musk, o projeto do republicano aumentará os gastos públicos e poderá levar os EUA à falência. O pacote foi aprovado pelo Senado americano nesta terça.

Musk atuou como chefe do DOGE entre janeiro e maio deste ano, quando ainda era aliado e conselheiro de Trump. O bilionário havia sido nomeado pelo presidente sob a promessa de cortar US$ 2 trilhões em gastos federais e encerrou milhares de empregos e contratos.

Trump afirma que Musk recebe muitos subsídios federais, e que o bilionário estaria irritado porque seu governo vai “acabar” com políticas como a de incentivo aos carros elétricos, algo que o presidente chama de “mandato do carro elétrico”.

  • ▶️ “Mandato do carro elétrico” é um apelido dado por Trump às políticas de descarbonização e eletrificação implementadas durante o governo do ex-presidente Joe Biden, que incentivavam a produção de veículos sustentáveis na indústria automotiva americana.

 

Trump e Musk vêm trocando provocações desde o rompimento de uma dupla que se apoiava.

Fonte; G1 Mundo

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM