Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ‘vamos ensinar os imigrantes a fugir de um jacaré’ ao inaugurar a nova prisão. Complexo é localizado em antiga pista de pouso de treinamento em região pantanosa dos Everglades, a cerca de 80 km de Miami
Um porta-voz do procurador-geral da Flórida confirmou à AP que os primeiros imigrantes chegaram ao novo centro de detenção “Alcatraz dos Jacarés”, localizado nos pântanos dos Everglades. O local, apelidado em referência à antiga prisão de Alcatraz, foi inaugurado pelo presidente Donald Trump na última terça-feira (1º).
Trump visita ‘Alcatraz dos jacarés’, novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, em 1º de julho de 2025 (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
Com capacidade para até 5 mil detentos, a prisão está em uma antiga pista de pouso militar, a cerca de 80 km de Miami, cercada por jacarés e vegetação densa. O objetivo é abrigar imigrantes ilegais com antecedentes criminais, à espera de deportação.
Trump declarou que a instalação servirá como modelo para futuras prisões em outros estados. Ele ironizou a dificuldade de fuga do local, sugerindo que os detentos “aprendam a fugir de jacarés”.
A iniciativa é alvo de críticas de ativistas de direitos humanos e opositores políticos, que classificam o projeto como desumano e político. A operação envolve verba da FEMA, e o Partido Republicano da Flórida está aproveitando o centro para arrecadação de fundos.
Apesar da polêmica, autoridades estaduais e a Casa Branca defendem a prisão como uma forma eficaz de dissuasão.
Com informações do G1