10/07/2025

Geral

Lula defende governança multilateral para inteligência artificial durante fórum do Brics

Presidente alertou para riscos da tecnologia sem regras claras e criticou a imposição de modelos criados por grandes empresas de tecnologia

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 05/07/2025, 13:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado (5) a criação de uma governança multilateral para regulamentar o uso da inteligência artificial (IA). A declaração foi feita durante a abertura do Fórum Empresarial do Brics, realizado no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

Segundo Lula, o avanço da tecnologia sem diretrizes claras pode representar riscos e levar à imposição de modelos criados por grandes empresas do setor. Para ele, é essencial que os países construam regras coletivas, com padrões mínimos de transparência e segurança.

“Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, os modelos gerados com base apenas na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor. Os riscos e efeitos colaterais da inteligência artificial demandam uma governança multilateral”, afirmou o presidente.

A defesa por uma regulamentação conjunta da IA integra os objetivos do Brasil à frente da presidência rotativa do Brics, bloco formado atualmente por 11 países.

No discurso, Lula também voltou a destacar a importância do multilateralismo para enfrentar desafios econômicos globais. Ele classificou o Brics como um “polo aglutinador de economias prósperas e dinâmicas”, e reforçou a necessidade de cooperação contínua entre os países emergentes.

Com informações do G1

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM