O objetivo é fazer o resgate de não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de acordo com o Calendário Nacional
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia, na próxima segunda-feira (06), a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos, garantindo a proteção contra diversas doenças.
“Convocamos os pais a levarem seus filhos a uma sala de vacina para verificar a situação vacinal e tomar as doses pendentes”, reforça Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS. A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde, e no Teresina Shopping (segunda a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 10h às 20h).
Dados parciais da FMS mostram queda nos índices de imunização em 2025. A cobertura da pneumocócica, por exemplo, caiu de 96% em 2024 para 83% este ano. “Precisamos do apoio da população para recuperar esses índices”, alerta a coordenadora.
Para ampliar o alcance, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão utilizando microplanejamento, metodologia que identifica áreas de baixa cobertura, e firmando parcerias com escolas, igrejas e associações comunitárias.
A campanha segue até 31 de outubro em todo o país. O calendário inclui 18 vacinas para crianças e, no caso dos adolescentes, imunizações como HPV, meningite ACWY, dengue e covid-19, além de reforços aplicados na infância.