Já entre os mais de 200 mil sobrenomes mapeados, “Silva” se mantém como o mais popular tanto no Brasil quanto no Piauí
Matéria de Eduardo Calado e Lilian Oliveira
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta segunda-feira (4), uma nova edição da plataforma Nomes no Brasil, agora atualizada com dados do Censo Demográfico 2022. A novidade desta versão é a inclusão dos sobrenomes mais comuns entre os brasileiros, além dos nomes próprios.
No Piauí, o levantamento confirmou novamente a hegemonia dos nomes “Maria” e “Francisco” no topo do ranking, enquanto, em nível nacional, os mais frequentes são “Maria” e “José”. Ao todo, a plataforma contabilizou mais de 140 mil nomes próprios registrados no país.

Sede do IBGE (Foto: Reprodução/G1)
Já entre os mais de 200 mil sobrenomes mapeados, “Silva” se mantém como o mais popular tanto no Brasil quanto no Piauí. Em seguida aparecem “Sousa”, no caso piauiense, e “Santos”, no cenário nacional.
De acordo com o gerente de Inovação e Desenvolvimento do IBGE, Rodrigo Rego, a nova versão surge após o grande interesse público observado na edição anterior, lançada em 2016. “Agora que temos a real dimensão do interesse da sociedade, quisemos atualizar a plataforma e ampliar as possibilidades de consulta”, afirmou.
Ao acessar o site da plataforma, o usuário pode filtrar nomes e sobrenomes por gênero, estado, município, década de nascimento e letra inicial. Também é possível verificar origem, significado, idade mediana da população que carrega determinado nome e sua distribuição geográfica.