19/01/2026

Geral

Defesa do estado democrático de direito ou law fare?

Que Deus nos socorra a todos!

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 24/11/2025, 09:11

Nós, da Teresina FM, queríamos uma avaliação dos nossos ouvintes e internautas sobre a atual situação política do país. Tivemos o escândalo do Banco Master e a prisão do Bolsonaro. Muita gente disse que a prisão do Bolsonaro seria uma cortina de fumaça para encobrir a articulação que aconteceu com o Banco Master. Mas e você? O que acha? Para todos nós, fica uma vergonha.

Vergonha de mais um ex-presidente preso, com repercussão internacional. Vergonha da falta de segurança jurídica. Foi uma prisão justa ou injusta?

No Direito, há um jargão jurídico chamado lawfare, quando se usa a lei e o sistema jurídico como estratégia contra adversários, para perseguir ou intimidar alguém. Pode-se dizer que seria um assédio judicial com o objetivo de calar o adversário ou minar sua credibilidade perante a sociedade.

Muita gente acha que isso está acontecendo. Por outro lado, há quem ache que foi feita justiça e a defesa da democracia. Imagino que democracia é essa… É como período eleitoral: todos dizem que vão lutar pelo povo; passa a eleição e tudo continua como antes.

Voltando à história da vergonha alheia: foram presos Fernando Collor, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Michel Temer, por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado e por atentar contra o Estado Democrático de Direito.

E ainda tivemos as cassações de Collor e de Dilma. Foram vários escândalos políticos e financeiros. Nossa história política moderna não é para amadores. Será que o crime compensa? Fica com a pecha de ladrão e a cara da vergonha, mas sai rico.

A pátria pode não estar acima de tudo, mas Deus está acima de todos. Que Deus nos socorra a todos!

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM