23/01/2026

Geral

Milei anuncia intenção de formar bloco de direita na América do Sul

Ele afirma que já trabalha ao lado de cerca de 10 países para criar o bloco

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 02/01/2026, 11:37

Matéria de Júlia Castelo Branco.

O presidente argentino, Javier Milei, declarou em entrevista à CNN em Espanhol (gravada em 30 de dezembro com o âncora Andrés Oppenheimer) que a região “acordou do pesadelo do socialismo do século 21”. Segundo Milei, as pessoas estão percebendo que o socialismo é uma “farsa criada por um conjunto de bandidos para tomar o poder e empobrecer a população”.

Questionado se planeja formar um bloco de países de direita na América do Sul, o presidente argentino confirmou: “Não tenha dúvidas, estou trabalhando ativamente para isso”. Ele afirmou que já colabora com cerca de dez nações para criar esse bloco. O objetivo do grupo é “abraçar a liberdade e enfrentar o câncer do socialismo nas suas diferentes versões: seja o socialismo do século 21 ou o ‘woke'”, explicou Milei.

Durante a entrevista, Milei também abordou a relação comercial entre Argentina e China. Ele fez uma distinção entre o aspecto geopolítico e o comercial, ao comentar a diretriz de segurança nacional do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que visa desestimular as relações entre Pequim e os países latino-americanos. 

Segundo Milei, o foco de Trump reside no aspecto geopolítico, o qual é “totalmente diferente do aspecto comercial”..

Fonte: CNN Brasil.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM