12/04/2026

Cidades

Ministério da Integração reconhece situações de emergência solicitadas por duas cidades do Piauí

As portarias foram divulgadas na edição do último dia 27 do Diário Oficial da União

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 31/03/2026, 08:52

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, por meio da Defesa Civil Nacional, a situação de emergência solicitada por 21 prefeituras de cidades afetadas por desastres naturais. Santa Luz (PI) e Betânia (PI) estão na lista.

Santa Luz município foi afetado, recentemente, por inundações causadas por chuvas. Inclusive, por conta da situação, a Caixa Econômica Federal liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade a trabalhadores da cidade. Betânia passa por um período de estiagem.

A sede da Prefeitura de Santa Luz do Piauí (Foto: Reprodução/Google Maps)

As emergências foram reconhecidas no último dia 27. Municípios de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul também foram contemplados.

Caculé e Vitória da Conquista, na Bahia; Caiana, Cristália, Monte Azul, Água Comprida, Senhora dos Remédios e Rio Bonito, em Minas Gerais; Mojuí dos Campos, no Pará; Doutor Ulysses, no Paraná; Santa Luz, no Piauí, e Cruzeta, no Rio Grande do Norte, foram castigados por fortes chuvas.

Já Atalaia do Norte, no Amazonas, e Cambuci, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações.

Por outro lado, as cidades de Água Branca de Alagoas; Cansanção, na Bahia; Quixadá, no Ceará; Santa Mariana, no Paraná; Betânia do Piauí, no Piauí, e Santo Cristo, no Rio Grande do Sul passam por um período de estiagem. O município de Tomé-Açu, no Pará, registrou outras infestações.

Agora as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM