A ação foi realizada nesta quinta-feira, 04, por meio da 28ª Promotoria de Justiça
Uma equipe do Ministério Público do Estado do Piauí participou de uma inspeção na Instituição de Longa Permanência da Pessoa Idosa, “Vila do Ancião”, localizada na zona leste de Teresina, onde detectou uma série de problemas estruturais e na prestação de serviços. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 04, por meio da 28ª Promotoria de Justiça da capital.
Instituição de Longa Permanência da Pessoa Idosa, “Vila do Ancião”, zona leste de Teresina (Foto: Divulgação/MPPI)
Os problemas:
A atividade foi realizada em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal e o Corpo de Bombeiros. A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo representou o MPPI.
A vistoria foi realizada nesta quinta-feira, 04 (Foto: Divulgação/MPPI)
A inspeção acontece anualmente; o MPPI destacou que não houve mudanças significativas, com relação ao que foi visto no ano passado, na estrutura física e corpo funcional. Em termos de mão de obra, a defasagem maior, segundo informou a Corte, diz respeito ao setor de serviços gerais.
A Secretaria de Assistência Social do Estado, pasta que é quem administra a Vila do Ancião, destacou ao Ministério Público que realizará um processo seletivo para contratação de mais cuidadores e funcionários.
Já a coordenadora da Vila do Ancião, Venância Rodrigues, garantiu que já está em diálogo com o Instituto Federal do Piauí para que sejam fornecidas orientações aos profissionais que já atuam no local. Além disso, ela garantiu que há um curso em andamento, em convênio com a Universidade Federal do Piauí, para que os prestadores de serviços sejam melhor capacitados.
As equipes dos órgãos presentes agora terão a tarefa de elaborar relatórios e encaminhar ao MPPI para compor o texto final, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias.