03/12/2024

PIAUÍ

Bombeiros controlam incêndios em Nazária e cidades vizinhas

Além de Nazária, outros municípios também estarão sob monitoramento

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 11/10/2024, 10:41

Após três dias, os incêndios em Nazária foram controlados. Desde o dia 8 de outubro, focos isolados de incêndio se espalhavam entre a vegetação seca de Nazária, Monsenhor Gil e Curralinhos, ameaçando povoados da região.

Segundo o Comandante de Operações dos Bombeiros Militares do Piauí, Coronel Egídio Leite, o fogo foi totalmente extinto no final da tarde desta quinta-feira (10), quando as equipes do 1º Grupamento de Teresina conseguiram controlar os focos mais profundos na mata seca.

“Embora tenhamos enfrentado situações isoladas, como a de Nazária e cidades vizinhas, podemos avaliar que neste início de outubro, o cenário é mais tranquilo. Algumas regiões receberam chuva, o que ajudou a amenizar as temperaturas. No entanto, sempre há ocorrências atípicas que, para quem está de fora, podem parecer alarmantes. Com nossa equipe treinada gerenciando os focos mais complexos, conseguimos controlar os incêndios, como ocorreu no sul do Piauí e em outras missões no norte, ambas no mesmo dia”, destacou o Coronel Leite.

Foto: Divulgação/SSP-PI

O incêndio consumiu dezenas de hectares nas três cidades. Devido à intensidade do fogo, as equipes se revezaram durante os três dias de combate, e a cada plano de ação implementado, um relatório era enviado ao centro de Comando de Operações, permitindo um combate mais eficaz.

“Em situações onde uma equipe, após finalizar uma missão, precisa imediatamente se deslocar para outra ocorrência, não podemos nos dar ao luxo de manter parte dos nossos homens apenas em um único combate. Portanto, implementamos uma estratégia de revezamento com relatórios detalhados, o que nos permitiu enfrentar a ocorrência em Nazária e outras dezenas de incêndios simultaneamente”, enfatizou o Coronel.

O Coronel Egídio Leite também ressaltou que as equipes continuam monitorando todas as regiões do Piauí por meio de sistema de satélite. Ele alertou que a maioria dos incêndios de média e grande proporção registrados até agora tem origem humana.

“É preocupante saber que muitas pessoas ainda insistem em realizar queimadas de forma irresponsável. Tenho plena convicção de que esses incêndios não ocorrem por acaso. A maior parte deles resulta da ação humana, causando prejuízos inestimáveis ao meio ambiente e à população”, ponderou o Coronel.

Além de Nazária, outros municípios, como José de Freitas e Buriti dos Montes, também estarão sob monitoramento redobrado até o final desta semana.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM