Concessionária expande atuação e já beneficia quase 2 milhões de piauienses; meta é universalizar serviços até 2040
Desde as 17h deste domingo (22), a concessionária Águas do Piauí passou a operar os serviços de água e esgoto em mais 64 municípios do estado, consolidando um novo marco na expansão do saneamento básico no território piauiense. Com a mudança, a empresa atinge 154 cidades atendidas, impactando diretamente a vida de quase 2 milhões de pessoas.
Foto: Águas do Piauí
A transição encerra o ciclo de substituição da Agespisa nas localidades atendidas nesta fase. “Estamos prontos para esse grande desafio. Com organização, planejamento e investimentos, vamos transformar o saneamento básico em todas essas cidades”, afirmou o diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme de Figueiredo Dias.
O cronograma da empresa prevê que todos os 224 municípios do estado estejam sob sua responsabilidade até julho de 2025.
Medidas emergenciais e estrutura operacional
Nos municípios incorporados nesta fase, a empresa já iniciou ações emergenciais: substituição de equipamentos elétricos, reativação de poços inativos, instalação de bombas reservas, perfuração de novos poços e ampliação das redes de distribuição. O objetivo é reduzir a escassez hídrica durante o período do B-R-O-Bró, conhecido pelo calor intenso e aumento no consumo de água.
Para dar suporte à operação, a concessionária mantém 15 bases e sub-bases em pontos estratégicos como Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos, Uruçuí, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, assegurando agilidade no atendimento e resposta rápida às demandas locais.
Investimentos bilionários e metas ousadas
Somente no primeiro ano de concessão, a empresa promete investir mais de R$ 1,1 bilhão. As metas são ambiciosas: elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 17% para 90% até 2040 e alcançar 99% de abastecimento de água até 2033. O contrato inclui ainda a atuação em zonas rurais, o que o torna pioneiro no país.
Transparência e proximidade com a população
Além de atendimento 24h via 0800 223 2000 (telefone e WhatsApp) e canais digitais, a Águas do Piauí atua com o programa “Afluentes”, voltado ao diálogo com lideranças comunitárias, reforçando o compromisso com transparência, escuta ativa e participação social.
Municípios contemplados nesta etapa:
Semiárido: Acauã, Alagoinha do Piauí, Anísio de Abreu, Belém do Piauí, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Canto do Buriti, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Francisco Santos, Francinópolis, Guaribas, Isaías Coelho, Itainópolis, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jurema, Monsenhor Hipólito, Nova Santa Rita, Paes Landim, Patos do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São João da Canabrava, São Luis do Piauí, Simões, Simplício Mendes e Várzea Grande.
Cerrado: Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Colônia do Gurguéia, Corrente, Cristino Castro, Curimatá, Eliseu Martins, Gilbués, Júlio Borges, Manoel Emídio, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Regeneração e Santa Filomena.
Meio Norte & Litoral: Agricolândia, Alto Longá, Angical do Piauí, Barro Duro, Beneditinos, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoa Alegre, Monsenhor Gil, Nazária, Passagem Franca do Piauí, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Félix do Piauí e São Gonçalo do Piauí.