As ações do projeto são tocadas pelo Ministério das Cidades
Teresina foi uma das 12 cidades escolhidas para participar da primeira oficina, realizada esta semana, do Projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres Geo-Hidrológicos, do Ministério das Cidades. A ação visou apoiar as cidades contempladas a elaborar um manual de intervenções urbanas voltadas à precaução contra desastres.
Como explicou o Ministério das Cidades, “o projeto é voltado ao fortalecimento de estratégias de planejamento urbano integrado, desenvolvendo novas metodologias, tecnologias e práticas inovadoras para diminuir os riscos de desastres como cheias, enxurradas, inundações e deslizamentos”.
Oficina com representantes das 12 cidades escolhidas para participar do Projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres Geo-Hidrológicos (Foto: Divulgação)
Os outros municípios selecionados para participar foram: Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, em Minas Gerais; Mangaratiba, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis e São Sebastião do Caí, no Rio de Janeiro; Candeias e Simões Filho, na Bahia, e Olinda, em Pernambuco.
A oficina foi realizada nesta quarta-feira, 25, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, e contou com palestras, apresentações e com a celebração dos termos de compromisso dos 12 municípios com representantes das prefeituras locais.
O Ministério das Cidades toca as ações do projeto através da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e com o apoio da a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Todos os municípios escolhidos irão participar de oficinas e debates técnicos ao longo de 2025, com trocas de experiência com entidades, instituições de ensino e a sociedade civil. A próxima fase, a partir de 2026, será a aplicação da metodologia em seis dos territórios pilotos, com suporte técnico especializado e adaptado aos contextos e desafios locais, além do apoio à elaboração de estratégias de redução de risco de desastres para ampliar a resiliência dos municípios participantes.