Mário Basílio de Melo será agraciado com a outorga do Ordem Estadual do Mérito Renascença
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), vai homenagear o amigo e advogado Mário Basílio de Melo com a outorga do Ordem Estadual do Mérito Renascença, maior honraria concedida pelo Executivo estadual. O advogado concorre a uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado e, justamente por conta da proximidade com o petista, é especulado como o favorito para levar a melhor.
A homenagem será entregue nesse final de semana durante as festividades voltadas à comemoração do Dia do Piauí (dia 19 de outubro).

O advogado Mário Basílio, candidato a vaga de desembargador do TJ-PI (Foto: Reprodução/Instagram)
A honraria – instituída no dia 31 de março de 1973, é destinada a personalidades e entidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a história do estado em diversas áreas, como política, cultura, economia e serviços à comunidade. A Ordem é concedida em diferentes graus, como cavaleiro, oficial e comendador, dependendo do mérito e da contribuição do homenageado.
Como consta no perfil pessoal de Basílio no Instagram, ele é advogado há quase 20 anos; é especialista em Direito Empresarial.
Mário Basílio foi o mais votado nas duas primeiras etapas da disputa por vaga no Tribunal de Justiça do Estado. A vaga é da OAB (Ordem dos Advogados) seccional Piauí.

Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado do Piauí
Ele obteve 3.862 votos na formação da lista com 12 nomes. A eleição ocorreu no dia 22 de setembro deste ano; os advogados regularmente inscritos na OAB-PI puderam votar.
Depois foi a vez da sabatina feita pelo plenário da Ordem, onde Mário Basílio conseguiu 49 apoios. A lista sêxtupla foi divulgada no último dia 09 e já está no Tribunal de Justiça. O plenário da Corte destacará três nomes, que serão enviados para a análise de Rafael Fonteles: ele quem definirá quem será o novo desembargador do TJ-PI.
Mário Basílio conta ainda com o apoio do secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, e do presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), que também são advogados.