Órgãos públicos, bancos e shoppings alteram horários de atendimento para a partida contra o Japão
O confronto entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo de 2026, marcado para as 14h desta segunda-feira (29), vai alterar a rotina do comércio e dos serviços em Teresina. Governos estadual e municipal, além do Poder Judiciário, decretaram turno corrido, enquanto shoppings e supermercados adotarão horários especiais de funcionamento.
Confira como fica o funcionamento de cada setor na capital:
Governo do Estado e Prefeitura de Teresina: O expediente na administração pública estadual e municipal será encerrado mais cedo, às 12h. A prefeitura também confirmou a antecipação do pagamento dos servidores para a segunda-feira.
Tribunal de Justiça (TJ-PI): O atendimento presencial ocorre das 8h às 12h.
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI): O funcionamento, incluindo o atendimento ao público externo, será das 7h às 12h.
Agências Bancárias: Seguindo a diretriz da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para jogos iniciados às 14h, os bancos em Teresina abrirão ao público das 9h às 12h.

Foto: Reprodução/Getty Images
Teresina Shopping: Lojas e quiosques fecham às 13h30 e reabrem às 16h30 (ou 30 minutos após o fim da partida, em caso de prorrogação). A praça de alimentação opera normalmente até as 22h.
Shopping Rio Poty: Lojistas podem optar por fechar as portas uma hora antes do jogo e reabrir 30 minutos após o apito final. A praça de alimentação e os restaurantes funcionam sem interrupção.
Shopping Riverside: As lojas suspendem as atividades 30 minutos antes da partida e retomam 30 minutes após o encerramento. A praça de alimentação não terá alterações.
Centro e Bairros: Segundo o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), não há um acordo coletivo geral. Cada empresa está livre para negociar diretamente a compensação de horas com seus colaboradores.
Assaí Atacadista e R Carvalho: As lojas de ambas as redes fecham às 13h30 e reabrem as portas 30 minutos após o término do jogo.
Salas de Vacinação (UBS): O atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital será realizado até as 12h.
Posto do Teresina Shopping: Ficará fechado durante toda a segunda-feira, retomando as atividades normais na terça-feira (30).