Banner de Aniversário

Polícia

PF faz operações contra tráfico e cumpre mandados em Teresina

Agentes averiguaram quadrilhas que atuavam no tráfico internacional de drogas que incluia integrantes de Teresina

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 09/11/2020, 13:07

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda (9) duas operações para combater o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A Operação Pojuca no Pará e a Operação Símios em Pernambuco. Em Teresina foram cumpridos um mandado de prisão e outro de busca e apreensão. O preso de Teresina será encaminhado para o Sistema Penitenciário Piauiense e responderá a processo na Justiça Federal.

A organização criminosa transportava e armazenava cocaína em grandes quantidades e as exportava para a Europa em contêineres. Chegou-se ao nome de criminosos, que se utilizaram de identidades falsas e empresas de fachada para operacionalizar o transporte de cargas ilícitas de drogas com destino ao exterior.

Agentes da PF cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão

Na operação Pojuca estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.  As ordens de busca e prisão preventiva foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Pará.

As investigações começaram em 2019 com os Auditores Fiscais da Receita Federal  quando em fiscalização de rotina identificaram cerca de 1,436 mil quilos de cocaína envolto de argamassa, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.

Em Pernambuco, mais de 808 quilos de cocaína estava escondida em uma carga de banana no Porto de Suape, em Recife em junho passado, e ia para a Bélgica.

A operação Símios cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo e Mato Grosso, bem como no interior de Pernambuco e Ceará (Torre/PE, Boa Viagem/PE, Piedade/PE, Jaboatão/PE, Bonito/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP, Sumaré/SP, Cuiabá/MT, Natal/RN, Parnamirim/RN, Juazeiro do Norte/CE, Barbalha/CE, Fortaleza/CE, Teresina/PI).

Foram mobilizados 80 policiais federais com o objetivo de cumprir 4 mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão. Em Pernambuco foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Ao todo, 15 pessoas foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas; organização criminosa; e lavagem de dinheiro.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM