Banner de Aniversário

Polícia

Atuação do MPPI resulta em aumento do número de vagas em concurso para Polícia Militar

A ação aconteceu por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep)

Publicado por: Lilian Oliveira 17/09/2021, 17:23

Devido a insuficiência no número de policiais militares, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) ingressou com procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a gestão de pessoal na Polícia Militar do Estado. A ação aconteceu por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep).

O Piauí é o terceiro estado com o pior efetivo do país, contando com um policial para cada 597 habitantes. “O efetivo atual da PMPI é de apenas 6.110 policiais, dos quais nem todos trabalham exclusivamente na parte operacional, já que muitos deles desempenham atividades administrativas ou estão cedidos para outros órgãos”, ressaltou a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Gacep.

De acordo com o Relatório da Criminalidade de 2020, houve aumento de 25,31% no número de casos de mortes violentas intencionais na capital do Piauí, além de aumento de 18,21% no interior do estado (Foto: Divulgação/PM-PI)

Concurso para Soldado e Oficial

A ação do MPPI culminou no anúncio de concurso público para provimento de cargos da PM-PI, feito pelo governador Wellington Dias (PT). Em um primeiro momento, seriam ofertadas 40 vagas para oficial e 650 vagas para praças, não havendo previsão para formação de cadastro reserva.

Com a justificativa de que as vagas inicialmente ofertadas possibilitariam apenas o preenchimento de pouco mais de 50% do quadro de pessoal previsto em lei, o órgão entrou novamente com uma ação. Então, o governo do Piauí aumentou a quantidade de vagas. Em vez de 650, 1 mil postos de soldado devem ser providos depois do concurso.

“Na situação atual, é impossível à Polícia Militar desempenhar com eficiência sua função constitucional, que é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, a fim de incutir na sociedade a sensação de tranquilidade pública e segurança”, finalizou Fabrícia Barbosa.

Inscrições

As inscrições estavam fechadas, mas a Policia Militar do Piauí informou, nesta sexta-feira (17), que serão abertas novamente. Os salários variam de R$ 3.470 a R$ 6.170.

Para disputar a vaga de oficial, no qual a prova vai acontecer no dia 15 de agosto, o candidato deve ter bacharelado em Direito e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB, além da idade mínima de 21 anos e máxima de 35 anos, no período de inscrições do concurso.

Quanto a vaga de soldado, com previsão de aplicação da prova para o dia 29 de agosto, o candidato deve ter nível médio completo e CNH na categoria AB, além de idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos no período de inscrições.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM