Os alvos são alunos e funcionários nas paradas de ônibus
Os alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, tem sofrido no retorno das aulas presenciais. Nas redes sociais e grupos em aplicativos de mensagem são inúmeros relatos de arrastões e roubos de celulares.
Segundo os relatos, os ataques aconteceram nesta terça-feira (21). Os alvos são alunos e funcionários nas paradas de ônibus, enquanto aguardam o transporte público durante a tarde e noite.
Campus Ministro Petrônio Portella, na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação/UFPI)
Em uma das mensagens recebidas pela reportagem da Teresina FM, um aluno alerta para o perigo em diversos setores da universidade. “Atenção! onda de assaltos dentro das paradas de ônibus da UFPI, principais pontos: CCE, CT e CCHL. Tomem cuidado!!!
Foto: Reprodução/WhatsApp
Em nota, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) ressalta que reforçou a segurança do campus e solicitou à Polícia Militar maior número de rondas.
“Houve reforço das ações da Divisão de Vigilância, com atuação de 186 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados. Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Realizou-se, inclusive, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades dos públicos-alvo no retorno presencial. A Administração Superior da UFPI também solicitou à Polícia Militar rondas mais frequentes na área do campus”, destaca a nota.
Confira a nota na integra:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que realizou um planejamento estratégico que abrange todos os setores para garantir o retorno presencial seguro à comunidade acadêmica e que o novo semestre letivo teve início na segunda-feira, dia 20, sem relatos de anormalidades e contratempos.
No que tange à área de segurança, houve reforço das ações da Divisão de Vigilância, com atuação de 186 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados.
Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Realizou-se, inclusive, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades dos públicos-alvo no retorno presencial.
A Administração Superior da UFPI também solicitou à Polícia Militar rondas mais frequentes na área do campus, colaboração sempre valorizada pela atual gestão da Universidade. A UFPI lamenta o ocorrido e reforça que continuará atuando em prol da segurança da comunidade acadêmica.
As atividades presenciais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) retornaram nesta segunda-feira (20). A retomada foi autorizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da instituição devido à diminuição das taxas de infecção por Covid-19 e a publicação de normativas estaduais que permitem a flexibilização das medidas de segurança.
Em reunião realizada pelo Comitê Gestor de Crise (CGC) na última quarta-feira (15), o uso obrigatório de máscaras é a principal medida de segurança a serem adotadas contra o novo coronavírus, além da apresentação do comprovante vacinal atualizado e da observação da higiene pessoal por toda a comunidade acadêmica.