A investigação é um desdobramento da Operação DRACO 107
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (10), a Operação DRACO 175 na zona sul de Teresina. A investigação é um desdobramento da Operação DRACO 107, realizada anteriormente, que resultou na prisão em flagrante de Solimar Lopes da Silva e sua filha, Sandra da Silva Diniz, por tráfico de drogas.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, detalha a ação da polícia:
“A operação DRACO 175 teve como objetivo cumprir 12 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão. Das 12 prisões, conseguimos concretizar 10. Dois suspeitos ainda estão foragidos, e as fotos e qualificações serão divulgadas posteriormente. O foco da operação foi a zona sul de Teresina. É importante ressaltar que esta operação é um desdobramento da DRACO 107, deflagrada em abril de 2024, quando efetuamos a prisão em flagrante de uma senhora conhecida como ‘vovó do tráfico’ e sua filha”, afirmou.
A continuidade das apurações revelou que Solimar, conhecida como “Vovó do Tráfico”, apesar de seus 60 anos, ocupa posição de liderança na facção criminosa Bonde dos 40, sendo responsável por coordenar a comercialização de entorpecentes e arrecadar valores mensais em prol da organização criminosa.
O delegado acrescenta que o alvo das investigações tinha um papel central no grupo. “Aprofundamos as investigações e conseguimos desarticular uma célula responsável pela arrecadação de uma espécie de mensalidade, conhecida como ‘caixinha’, relacionada aos membros do Bonde dos 40. A Solimar, a ‘vovó do tráfico’, tinha um papel de destaque nessa célula, que gerenciava e realizava esses pagamentos”, finalizou.
A operação DRACO 175 contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, BEPI, BOPE, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e Guarda Municipal de Teresina.