Homem é preso em teresina por golpe de R$ 1 milhão com cartões falsos
Suspeito integrava quadrilha especializada em estelionato contra empresas de produtos hospitalares
Compartilhe agora
Publicado por: Eduardo Calado05/02/2025, 12:08
A Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta quarta-feira (05), Gustavo da Cruz Lima, acusado de integrar uma organização criminosa responsável por golpes milionários em Teresina. A operação foi realizada pela 1ª Delegacia Seccional, com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), no bairro Monte Castelo, zona sul da capital.
Reprodução/Internet
Golpes com cartões bancários falsos
De acordo com o delegado Sérgio Alencar, a quadrilha confeccionava cartões bancários falsos para realizar compras fraudulentas, especialmente em empresas de produtos hospitalares. O prejuízo estimado das vítimas ultrapassa R$ 1 milhão.
“O grupo criava cartões falsos e os utilizava para efetuar compras. Depois, entravam em contato com as operadoras de cartão e contestavam as transações, impedindo que os valores fossem repassados às empresas, que acabavam ficando no prejuízo”, explicou o delegado.
Esquema do golpe
Os criminosos realizavam pedidos por telefone e solicitavam links de pagamento às empresas. Após efetuarem os pagamentos com os cartões falsificados, acionavam as operadoras para cancelar as transações, bloqueando o repasse do dinheiro às vítimas.
Além de participar ativamente da fraude, Gustavo era responsável por alugar imóveis para receber os produtos adquiridos no golpe. As mercadorias eram retiradas por motoristas de aplicativo, enviados por outros integrantes da quadrilha.