26/03/2025
Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Polícia

Secretaria de Segurança lança observatório para combater a violência no trânsito

Com base nas informações coletadas, é possível monitorar a quantidade de óbitos no trânsito por mês

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 12/03/2025, 09:29

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) avança no combate à violência no trânsito com a implantação do “Observatório do Trânsito”, uma ferramenta essencial para a gestão eficiente das operações viárias e prevenção de acidentes fatais. Disponível para dispositivos móveis e computadores através do endereço https://bit.ly/observatoriotransitossp, o observatório permite acesso rápido e preciso a dados fundamentais sobre sinistros de trânsito em todo o estado.

Com base nas informações coletadas, é possível monitorar a quantidade de óbitos no trânsito por mês, identificar os dias e horários com maior incidência de ocorrências, os locais de maior risco, a faixa etária das vítimas, os tipos de veículos envolvidos e os municípios mais afetados por fatalidades.

Foto: Divulgação/PMT

O gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP, delegado João Marcelo Brasileiro, destaca que o observatório vai permitir a construção de evidências sobre as mortes no trânsito no estado do Piauí a partir de um sistema multifonte que considera dados tanto dos boletins de ocorrência como dos laudos cadavéricos do IML. “A intenção deste observatório é discutir a violência no trânsito bem como promover a transparência ativa de dados de óbitos no trânsito no estado”, pontuou.

O diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, destaca a importância dos dados na elaboração de ações preventivas. “As informações geradas pelo observatório são essenciais para realizar fiscalizações nos pontos mais vulneráveis, o que contribui para a redução de acidentes e óbitos, tornando o trânsito mais seguro. Além disso, o fácil acesso a esses dados aprimora a integração entre os órgãos de segurança viária e permite a tomada de decisões em tempo real, ajustando as estratégias de acordo com as necessidades de cada localidade”, concluiu.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM