18/06/2025

Polícia

Hacker acusado de R$ 12 milhões em fraudes bancárias no Piauí é preso em Goiás

Alvo é apontado como cérebro por trás de esquema que usava laranjas e documentos falsos para fraudar empréstimos consignados

Compartilhe agora

Publicado por: Eduardo Calado 15/05/2025, 13:02

Um dos principais nomes da Operação Personagens, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, foi preso nesta quinta-feira (15) no estado de Goiás. Identificado pelas iniciais F.O. de A., o suspeito é apontado como mentor e operador de um esquema de fraudes em empréstimos consignados, que causou prejuízos superiores a R$ 12 milhões a instituições financeiras. A prisão foi realizada por equipes da 2ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DHPP) de Parnaíba, com apoio do Núcleo de Inteligência local.

Foto: Divulgação

Apelidado de “Hacker” dentro do grupo criminoso, o investigado se destacava pelas habilidades com informática. Contra ele pesam acusações de lavagem de dinheiro, falsificação de documentos públicos e estelionato.

A operação teve início em abril deste ano, com o cumprimento de 27 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em cidades do Piauí como Parnaíba e Luís Correia, além de outros estados e até da Itália, onde um dos envolvidos permanece foragido. O nome do investigado internacional foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol.

Segundo as investigações, o grupo funcionava com estrutura e divisão de tarefas, contando com um núcleo especializado no recrutamento de “laranjas” — muitos deles em situação de rua — que cediam imagem e documentos para a criação de identidades falsas.

Essas identidades, compostas por dados reais de pessoas com bom histórico de crédito, eram combinadas com as fotos dos laranjas, resultando em documentos como RGs e CNHs falsificados, usados para burlar os sistemas de reconhecimento facial dos bancos.

Depois da liberação dos empréstimos, os valores eram imediatamente transferidos para contas controladas por intermediários, que faziam o repasse interno entre os membros da organização criminosa.

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM