FAB forçou pouso da aeronave em área rural de Altamira; tripulação ateou fogo e fugiu antes da chegada da PF
Um avião de pequeno porte carregado com cerca de 200 quilos de skunk foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde desta quinta-feira (15), em uma operação conjunta com a Polícia Federal e forças de segurança de Mato Grosso e Goiás.
Aeronave caiu em comunidade rural no Pará. — Foto: Reprodução/Redes sociais
A interceptação ocorreu quando a aeronave se aproximava da zona rural de Altamira, no sudoeste do Pará. A tripulação foi forçada a realizar um pouso em uma área remota, na comunidade do Travessão do Cajueiro, a cerca de 150 km do centro do município. Após o pouso, os criminosos incendiaram o avião e fugiram do local. Até o início da noite, ninguém havia sido preso.
Moradores relataram ter visto aviões da FAB e um helicóptero da PF sobrevoando a região, além de fumaça no céu. Vídeos registraram o momento em que a aeronave ainda estava em voo, instantes antes de ser localizada em chamas no chão.
A Polícia Federal conseguiu apreender parte da carga de drogas antes que fosse totalmente consumida pelo fogo. O restante foi destruído pelas chamas. O material recuperado foi encaminhado à Delegacia da PF em Santarém.
Imagem: FAB
Segundo a PF, a operação foi resultado de uma força-tarefa que monitorava o voo desde o início, compartilhando informações em tempo real. A interceptação seguiu todos os protocolos operacionais de policiamento do espaço aéreo, segundo informou a FAB.