Apreensão aconteceu durante a Operação Divisa Integrada I, com forças policiais do Piauí e Pernambuco
As polícias do Piauí e de Pernambuco localizaram cerca de cinco toneladas de maconha em uma plantação no município de Dormentes (PE), durante a Operação Divisa Integrada I, na manhã deste sábado (07). A ação conjunta foi realizada em área de difícil acesso e contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Foto: Divulgação/SSP-PI
Deflagrada na madrugada da última sexta-feira (06), a operação envolve forças de segurança dos dois estados para combater a criminalidade nas regiões de fronteira. No total, nove municípios são alvos da força-tarefa — seis no Piauí e três em Pernambuco — com foco em tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos, mandados de prisão e captura de foragidos.
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a apreensão representa um duro golpe no crime organizado:
“Essa ação integrada entre Piauí e Pernambuco representa um grande declínio no braço financeiro do tráfico ilícito e das organizações criminosas.”
O coronel James, comandante do Policiamento Especializado da PM-PI, também reforçou a importância da ação conjunta:
“Tiramos de circulação uma droga que iria para o consumo e reforçamos a percepção de segurança da população dessa região.”
A operação reúne mais de 350 agentes das forças de segurança dos dois estados, com ações terrestres, aéreas e de inteligência. O GTA de Pernambuco e o BOPAer do Piauí também participam com patrulhamento aéreo em regiões estratégicas.
A Operação Divisa Integrada I segue em andamento, com novas ações previstas nos próximos dias.