Este foi o menor patamar atingido desde 2022
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou nesta sexta-feira (13) um levantamento que aponta uma redução de 48,73% nos roubos de celulares nos cinco primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2022. Foram registrados 3.021 boletins de ocorrência relacionados a esse tipo de crime, o menor número desde 2022, quando foram contabilizados 5.892 casos.
Em relação ao ano de 2024, que teve 3.883 ocorrências no mesmo período, a queda foi de 22,20%.
Foto: Divulgação/PC-PI
Segundo o delegado João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP, os números refletem o impacto de ações estratégicas e do monitoramento contínuo dos dados. Ele destaca que a política de prevenção e repressão ao roubo de celulares também contribuiu para a redução de outros crimes, como roubos em geral e latrocínios. “No ano passado, alcançamos o menor número de latrocínios no estado”, disse.
O resultado é atribuído a ações integradas como o reforço do policiamento, uso ampliado de tecnologias de monitoramento, campanhas de conscientização e programas inovadores como o CellGuard — sistema que utiliza inteligência artificial, automação e integração de dados, e que já serve de referência para mais de 20 estados brasileiros.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, reforçou a importância da estratégia:
“Trabalhamos com inteligência, tecnologia, investigações qualificadas e operações integradas, sempre com foco na recuperação de aparelhos e na segurança da população. O Piauí merece respeito.