Conjunto transportava 74 toneladas sem autorização e apresentava falhas graves nos freios
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou, na manhã desta segunda-feira (16), um verdadeiro combo de irregularidades em uma combinação de veículos de carga durante fiscalização na BR-316, em Picos, Sul do Piauí. O conjunto, que media 25,6 metros e transportava cerca de 74 toneladas, circulava sem Autorização Especial de Trânsito (AET).
Foto: Divulgação/PRF
Entre os problemas constatados estavam o cronotacógrafo com aferição vencida, licenciamento atrasado, iluminação traseira incompleta, sistema ABS com falhas e três dos quatro veículos sem placas traseiras. Além disso, foi detectado excesso de peso superior a 16 toneladas e diversos pneus desgastados.
A inspeção dos freios revelou um cenário crítico: uma roda estava sem tambor de freio e uma catraca sem o dispositivo ajustador. No teste estático, o último semirreboque apresentou sistema de frenagem completamente inoperante.
Diante do conjunto de mais de 20 infrações, os veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, onde devem permanecer até serem regularizados conforme a legislação.