Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Política

Ellen Gera afirma que não vai pedir exoneração do cargo de Secretário de Educação

Por Wanderson Camêlo Depois de mais uma ação da Polícia Federal para dar continuidade à Operação Topique, que investiga o desvio de dinheiro, na Secretaria […]

Publicado por: Luciano Coelho 04/08/2020, 14:11

Por Wanderson Camêlo

Depois de mais uma ação da Polícia Federal para dar continuidade à Operação Topique, que investiga o desvio de dinheiro, na Secretaria de Educação, direcionado ao transporte escolar, surgiu a especulação de que o atual responsável pela pasta, Ellen Gera, pediria exoneração. 

O secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera (Foto: divulgação)

O secretário estaria se sentindo desconfortável no cargo por conta dos fatos que vieram à tona após de ações de busca e apreensão na casa e no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT), na última segunda-feira. Mas, em pequena manifestação, via assessoria, Ellen Gera apenas negou interesse em deixar o comando da Seduc. Ele não é investigado dentro da Operação Topique. 

A deputada Rejane Dias é acusada pelo Ministério Público Federal de participação em esquema criminoso, enquanto secretária de Educação, que causou prejuízo milionário ao erário. Segundo o MPF, a deputada cometeu os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e irregularidades em licitações.

A deputada federal Rejane Dias (Foto: reprodução/Facebook)

Operação Topique

A Operação Topique, iniciada ainda em 2015, é voltada à investigação dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação praticados por gestores da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc) e por empresários contratados para prestação de serviço de transporte escolar.

Segundo as investigações, as provas colhidas até o momento comprovam que, somente entre os anos de 2015 e 2016, os integrantes da organização criminosa conseguiram desviar 50 milhões de reais de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE fraudando licitações.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM