Banner de Aniversário

Economia

Crise na Venezuela: uso da cozinha a lenha por falta de gás faz interior ‘voltar à Idade da Pedra’

Cresce a comercialização de lenha no país

Publicado por: FM No Tempo 19/01/2021, 12:48

“Um país petrolífero e não há gás, não há gasolina, não há nada. Éramos ricos, a Venezuela era rica”, reclama Kira Pimentel enquanto coloca um pouco de óleo no fogo que está acendendo no quintal de sua casa para cozinhar.

São vários meses repetindo a mesma rotina, quase todos os dias. “É como viver na Idade da Pedra”, acrescenta a ruiva de cabelos grisalhos e olhos grandes.

Pimentel, de 61 anos, mora em Maracay, no Estado de Aragua, região central da Venezuela, a cerca de duas horas de carro de Caracas (aproximadamente 120 quilômetros). Lá, como no resto do país, inclusive na capital, o abastecimento de gás é irregular ou inexistente e o preço do botijão no mercado clandestino é impagável para a maioria dos habitantes.

Isso fez com que muitas pessoas tivessem que cozinhar com lenha, um produto que voltou a ser comercializado.

O uso da cozinha a lenha tem ficado cada vez mais comum na Venezuela (Fonte: Reprodução/BBC)

É um efeito da deterioração do setor energético de um país que foi uma potência petrolífera, que é o oitavo em reservas de gás natural e primeiro em reservas conhecidas de petróleo e onde há meses também há falta de gasolina.

Maracay enfrenta problemas não apenas com gás doméstico. A gasolina também não está disponível e os cortes de energia duram horas e são quase diários, e o acesso à internet é limitado.

Aragua faz parte do reduzido cinturão industrial da Venezuela central, além de ser uma área de produção agrícola.

Há cerca de dez anos, eram 1.500 empresas, mas ao fim de 2019 eram menos de 300 em funcionamento, segundo a câmara industrial estatal.

Fonte: BBC news
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM